Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pode isso, Fiuk? Médico fala sobre comer comida que cai na pia

Há alguns dias, Fiuk levantou mais uma polêmica entre os internautas: a higiene no preparo dos alimentos. Isto porque, o ator ao preparar o macarrão deixou parte dele cair na pia. Como estava sozinho aproveitou a massa e devolveu a panela. Conversamos com o nutrólogo Rafael Soares para saber se a “lei dos 3 segundos” é mesmo válida.

“Primeiro, a gente precisa separar os alimentos que são porosos – que têm capacidade de absorção – dos não porosos. O macarrão é um um alimento poroso e não deve ser consumido porque ele têm capacidade de absorver a sujeira que tem na pia. Alimentos lisos, como vegetais e frutas que ainda têm casca, a gente pode consumir. É só lavá-los novamente”, explica.

Segundo o especialista, o principal motivo de não consumir os alimentos porosos é que eles irão absorver as substâncias que estão ali no ambiente da pia, que é sempre úmido e com resto alimentares, propício para proliferação de micro-organismos: “Ali, bactérias e fungos irão crescer e estarão presentes em qualquer resíduo. Quando cai um alimento poroso dentro da pia, ele absorve parte dessas substâncias. E isso vai fazer com que esses micro-organismos passem para o alimento, o que é prejudicial à saúde”, pontua.

Para Soares, de uma maneira geral, a quantidade de micro-organismos (bactérias e fungos) que será ingerida não é capaz de causar uma doença propriamente dita. “A pessoa não vai ter diarreia, vômitos ou uma infeção, mas é capaz de modificar a flora bacteriana do seu intestino. E isso é o mais importante já que essa flora modificada pode levar em um período curto ou longo dependendo dos hábitos diários da pessoa a um quadro que a gente chama de inflamação mínima sistêmica ou doença inflamatória mínima”.

“Essa inflamação é um ponto de partida de todas as doenças que a gente conhece bem hoje em dia como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, Alzheimer, depressão até mesmo de câncer”, completa.

Ainda de acordo com o nutricionista, em um curto período não leva a grandes problemas mas, por um período mais prolongado, essas doenças podem se instalar lentamente no corpo de uma pessoa. Por isso, a importância de se ter hábitos saudáveis de alimentação e de higiene. Para que mantenha todo o balanço do nosso trato gastrointestinal sempre correto.

Regra dos 3 segundos
“Há uma “regra dos 3 segundos”: se alguma coisa cai no chão, por mais de 3 segundos, ela não pode ser consumida. Foi feito um estudo sobre esse ditado popular. E o que o estudo mostrou é que, realmente, para alimentos que não são porosos essa regra dos 3 segundos é válida, já que neste tempo não se é capaz de juntar micro-organismos no alimento. Mas para alimentos porosos, qualquer tempo é o suficiente, já que irá absorver do ambiente.”

O especialista ainda explica o que deve ser feito quando isso acontecer: “Se for um alimento poroso, como um macarrão, no caso do Fiuk, deve ser descartado o que caiu na pia. Se for uma superfície lisa, a pessoa deve higienizar novamente o alimento, até mesmo deixando-o de molho com vinagre de maçã ou algumas poucas gotas de cloro, para neutralizar qualquer sujeira que possa ter”, finaliza.

Fonte: Leo Dias – Metrópoles

Deixe seu comentário:

Peça sua Música

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música

Menu

Curta no Facebook

Nossas Redes Sociais

Rádio Nova FM