Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), abriu inscrições para mais de 13 mil vagas em cursos técnicos gratuitos, com início no segundo semestre de 2025. A iniciativa, voltada para estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos que buscam qualificação profissional, abrange 322 escolas em 230 municípios mineiros.
Conforme a Secretaria de Estado de Educação, são mais de 50 opções de cursos disponíveis, todos focados na empregabilidade e no desenvolvimento regional. Além das modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio, a rede estadual oferece cursos integrados por meio do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), que combina a formação geral com a técnica desde o início da jornada escolar.
As inscrições devem ser realizadas diretamente nas escolas, seguindo as orientações da SEE/MG. Caso o número de interessados exceda o total de vagas, será feito um sorteio público. Os cursos são presenciais, com aulas predominantemente no período noturno, carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio. A lista completa das escolas e cursos pode ser acessada neste link. Para dúvidas, o contato é educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br.
Ainda conforme a Secretaria de Estado de Educação, entre as novidades deste semestre, destaca-se o curso Técnico em Administração – Empreendedorismo Juvenil (NEJ), resultado de uma parceria entre a SEE/MG e o Sebrae. Serão 172 turmas oferecidas nas modalidades concomitante e subsequente. Com uma metodologia prática e dinâmica, o curso visa desenvolver competências empreendedoras nos jovens, estimulando autonomia, criatividade, protagonismo e inovação. A proposta pedagógica vai além da sala de aula tradicional, preparando os estudantes para empreender em diversos contextos.
O curso de Empreendedorismo Juvenil está entre os mais procurados, seguido por Enfermagem, Informática, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde e Logística.
Da redação, Weber Gomes.