Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo de Minas anuncia Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos para ampliar acesso à educação e qualificação profissional

O Governo de Minas Gerais lançou, nesta quarta-feira, o “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”, programa que amplia o acesso à educação e à formação profissional para quem não concluiu o ensino médio. A iniciativa pretende beneficiar cerca de 2,8 milhões de mineiros, oferecendo a conclusão da educação básica junto à qualificação técnica gratuita.

O novo formato será disponibilizado em escolas estaduais e Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), com aulas híbridas e carga horária de mil horas de formação geral e entre 800 e 1,2 mil horas de ensino técnico. O programa também inclui certificação intermediária e capacitação para atuação como Microempreendedor Individual (MEI), facilitando o ingresso dos alunos no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso.

Com investimento de aproximadamente R$ 90 milhões, o governo prevê a implantação de laboratórios, aquisição de materiais, formação de professores e parcerias institucionais. Inicialmente, serão ofertadas 10 mil vagas em dez cursos técnicos: Administração, Agropecuária, Alimentação Escolar, Cooperativismo, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Imagem Pessoal, Logística, Panificação e Vendas.

A pré-inscrição poderá ser feita entre 24 de outubro e 14 de novembro, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). A divulgação das turmas será em 18 de dezembro, e as matrículas deverão ser confirmadas entre 26 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. As aulas começam em fevereiro de 2026.

O programa também introduz provas eletrônicas certificadoras aplicadas nas escolas estaduais. O exame contará com 40 questões e permitirá que estudantes da rede pública com mais de 15 anos (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio) obtenham certificação ao atingir 60% de acertos.

Criado em 2021, o Trilhas de Futuro é o maior projeto de capacitação técnica do estado. Desde sua implantação, já recebeu investimentos de quase R$ 2 bilhões, formando 92 mil profissionais e mantendo outros 65 mil em formação, com 99 cursos oferecidos em 369 instituições de 163 municípios mineiros.

Da redação, Weber Gomes.

Deixe seu comentário: