Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Estudante de escola estadual de Minas conquista medalha em olimpíada internacional de ciências nos Estados Unidos - Rádio D2 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 35 999594118

No comando: CAFÉ EXPRESSO

Das 07:00 às 09:00

No comando: NA PEGADA

Das 07:00 às 11:00

No comando: BUMERANGUE

Das 09:00 às 10:00

No comando: NA PEGADA

Das 10:00 às 12:00

No comando: TOP 10

Das 12:00 às 13:00

No comando: HORA 12

Das 12:00 às 13:00

No comando: RETRO 95

Das 14:00 às 16:00

No comando: MUSIC NEWS

Das 14:00 às 16:00

No comando: DANCE NOW

Das 15:00 às 16:00

No comando: CONTOS DO ROCK

Das 17:00 às 18:00

No comando: TIMELINE

Das 18:00 às 20:00

No comando: PAPO RETO

Das 18:00 às 20:00

No comando: CÊ QUE MANDA

Das 20:00 às 21:00

No comando: Bumerangue Edição Especial

Das 21:00 às 22:00

No comando: A VOZ DO BRASIL

Das 21:00 às 22:00

No comando: NA BATIDA

Das 22:00 às 00:00

No comando: PRODUÇÃO NACIONAL

Das 06:00 às 10:00

Estudante de escola estadual de Minas conquista medalha em olimpíada internacional de ciências nos Estados Unidos

Em uma jornada de talento e superação, Maycon Barreto, de 17 anos, fez história ao conquistar a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Ciências Naturais, realizada em Houston, nos Estados Unidos. Representando a rede pública de Minas Gerais, o jovem demonstrou que o esforço e a paixão pela ciência podem abrir portas para grandes conquistas.

O estudante, que se formou no 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, contou com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que subsidiou suas despesas com passagem, hospedagem e alimentação, totalizando um investimento de R$ 30 mil para garantir sua participação no evento.

“Minha jornada até a competição foi desafiadora. As provas abordavam conhecimentos variados em biologia, química e física, e precisei me dedicar intensamente para absorver todo esse conteúdo em pouco tempo. No entanto, a experiência de compartilhar momentos com jovens de diversos países, todos unidos pelo amor à ciência, foi indescritível”, relata Maycon.

Jornada de sucesso

A competição começou pela internet ainda em 2024, culminando na etapa final realizada em janeiro de 2025, onde Maycon se destacou ao conquistar o 4º lugar geral entre competidores de todo o mundo.

Com o sonho de se tornar astrofísico, o jovem se prepara para ingressar no bacharelado em Física este ano, após ser aprovado nos vestibulares da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ele reflete sobre a valiosa experiência vivida durante a competição.

“Tive a oportunidade de dialogar com estudantes de diferentes culturas, ouvir suas histórias de preparação e compartilhar nossas vivências além das competições. Foi fascinante perceber como a ciência é um elo que une pessoas do mundo inteiro”, comenta.

Sobre a competição

A Olimpíada Internacional de Ciências Naturais busca desenvolver o pensamento crítico, as habilidades de resolução de problemas e a inovação entre os estudantes, proporcionando um ambiente desafiador para que testem seus conhecimentos em ciências naturais e aprendam a aplicar essas habilidades na realidade.

Além deste grande feito, Maycon também se destacou em várias competições científicas, conquistando medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em junho de 2024, medalha de prata no Torneio Nacional de Física, menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Geopolítica e medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática na Tailândia. No entanto, ele reconhece que esses sucessos são apenas o começo.

“No final, percebi que a olimpíada foi muito mais do que ganhar medalhas ou diplomas, foi uma oportunidade de aprender com os desafios, autoconhecer-me e valorizar todo o esforço que empreguei para chegar até aqui. Essa experiência não apenas moldou meu aprendizado, mas também deixou um impacto profundo na minha vida. Estou convencido de que é apenas o começo de muitas outras conquistas”, conclui Maycon.

Agência Minas

Deixe seu comentário: