Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

BDMG abre linha de R$ 500 milhões para prefeituras investirem em infraestrutura e sustentabilidade em 2026

As prefeituras de Minas Gerais poderão acessar até R$ 500 milhões em crédito por meio do Edital BDMG Municípios 2026, lançado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. O prazo para adesão vai até 20 de março. Os recursos são destinados a projetos de infraestrutura urbana, sustentabilidade e desenvolvimento local.

Entre as novidades desta edição está a ampliação do escopo de projetos financiáveis, incluindo criação de parques e corredores verdes para mitigação de ilhas de calor, além do financiamento para elaboração de projetos técnicos. Outra mudança permite que os gestores municipais façam a adesão ao edital antes de definir o projeto específico que será executado, o que amplia a flexibilidade no planejamento.

Os financiamentos terão prazo de até dez anos para pagamento, com 18 meses de carência. A taxa é unificada para todos os itens financiáveis, a partir de 0,47% ao mês mais a Selic. O banco poderá antecipar até 40% do valor aprovado, com o objetivo de acelerar o início das obras e aquisições.

Entre os projetos com foco ambiental estão sistemas de controle de enchentes, implantação de jardins de chuva e tetos verdes em prédios públicos, restauração de bacias hidrográficas, iniciativas de eficiência energética e renovação de frota com veículos híbridos ou elétricos. Também podem ser financiadas obras de pavimentação, aquisição de máquinas e equipamentos, construção e reforma de prédios públicos, infraestrutura para turismo, cultura e esportes, além da implantação de distritos empresariais para atração de investimentos e geração de empregos.

Municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) terão acesso às menores taxas dentro das condições estabelecidas. As propostas devem ser cadastradas de forma digital pelo site do BDMG.

Em 2026, por se tratar de ano eleitoral, os prazos para contratação de crédito pelo setor público são reduzidos, o que exige maior agilidade das administrações municipais. Segundo dados do Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem), do Tesouro Nacional, o BDMG liderou, no último biênio, o número de operações de crédito com o setor público em Minas Gerais, concentrando quase 50% do total contratado.

Da redação, Weber Gomes.

Deixe seu comentário: