Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Orquestra Experimental Municipal de Pouso Alegre faz a primeira apresentação nesta quarta-feira (4), com entrada gratuita no Teatro Municipal.
Ao todo, a orquestra é composta por 22 músicos, entre bolsistas, professores e convidados, e traz uma proposta artística e pedagógica inovadora, mesclando repertório erudito e popular.
A formação conta com instrumentos como violino, viola, contrabaixo, violoncelo, percussão, bateria, flauta transversal, flauta doce, violão e trompete.
O grupo possui três níveis de músicos: estudantes do CEIAM como convidados nos concertos, estudantes bolsistas indicados pelos professores (provenientes do CEIAM e do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira – CEMPA) e músicos profissionais.
Os ensaios acontecem semanalmente no Teatro Municipal, com atividades complementares no Conservatório, fortalecendo a formação técnica dos participantes.
Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a orquestra conta com o apoio da Prefeitura, do Conservatório JKO, da Associação de Cultura e Arte José Antônio Lobo (ACAJAL) e das empresas patrocinadoras Prática, XCMG, Adubos Real e Inovamed. Por meio da Lei Rouanet, as empresas podem destinar parte do imposto de renda devido a projetos culturais, fortalecendo a responsabilidade social e o investimento em ações transformadoras.
Segundo a administração local, o projeto faz parte de um movimento de valorização da arte e da cultura local, que visa ampliar o acesso à música orquestral e formar novos públicos.
Conforme a prefeitura, a Orquestra Experimental Municipal de Pouso Alegre é, acima de tudo, um símbolo de união entre arte, educação e compromisso social. A população está convidada a prestigiar esse momento histórico e a se emocionar com o talento dos músicos locais.
A apresentação ocorre nesta quarta-feira, 4 de junho, às oito da noite no Teatro Municipal de Pouso Alegre com Entrada gratuita.