Tocando Agora
A Rádio

História


A Rádio Difusora Santarritense teve a primeira transmissão oficial no dia 12 de março de 1947 por meio da voz do jornalista Ruy Brandão que deu início a uma das rádios mais tradicionais do país. Outras transmissões haviam sido realizadas por Ruy Brandão antes dessa data só que de forma amadora.

A paixão pela radiodifusão de Ruy Brandão e os trabalhos prestados à sociedade conferiram a ele o “Diploma da Medalha Ordem Mérito Legislativo” no ano de 2002 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A Rádio Difusora Santarritense acompanhou de perto o desenvolvimento de Santa Rita do Sapucaí e contribuiu para a democracia e liberdade da população, sempre dando voz as parcelas menos favorecidas da população e tratando o ouvinte com ética e respeito. O sonho de Ruy Brandão não terminou com a fundação da Rádio Difusora Santarritense AM, o jornalista queria mais e começou a perseguir a concessão de uma emissora de rádio FM que foi conseguida no final de década de 80.

Atualmente, a Rádio Difusora Santarritense (Difusora AM) está com 69 anos de história e contribuição ao Sul de Minas Gerais. A D2 FM surgiu em 18 de janeiro de 1988 e completa 28 anos em 2016. A emissora já nasceu com “Classificação A” ou “Classificação Especial” conferida pelo Ministério das Comunicações.

Essa classificação significa que a emissora é capaz de produzir toda a programação transmitida sem necessidade de retransmissão. De um início com equipamentos simples, a empresa possui os mais modernos equipamentos para produção e transmissão para levar ao ouvinte o mais perfeito som.

Os estúdios (AM e FM) já estão preparados para receber a tecnologia digital que ainda aguarda do Governo Federal a escolha de qual padrão adotar.

A D2 FM


A Rádio D2 FM 95,3MHz começou a operar em 18 de janeiro de 1988 com a Classificação “A” por produzir todo o conteúdo que é transmitido.

A programação da emissora é 24 horas e voltada para o público jovem, mas com programas específicos é possível atender a pessoas na faixa etária dos 50 anos.

Em uma recente pesquisa realizada pelo curso de publicidade da Universidade do Vale do Sapucaí, foi possível observar, após a tabulação de 400 entrevistas nas cidades de Pouso Alegre e Itajubá, que 78% dos “ouvintes da Rádio D2 FM consideram a programação ótima ou boa”. A emissora é uma das únicas da região a trabalhar com uma programação fechada que contempla um estilo musical diferente do tradicionalismo sertanejo que ainda existe no Sul de Minas.

Esse nicho de mercado faz da D2 FM a emissora líder nesses segmentos na região o que pode ser comprovado pelo resultado da pesquisa que destaca que “o principal motivo pelo qual os entrevistados acompanham ou não a programação da D2FM é o seu estilo musical, tornando seu público mais segmentado que algumas concorrentes”.

O público da D2 FM é acostumado com uma programação interativa com participações na maioria da programação. Todos os programas da grade possuem participações por meio de mensagens, telefones, e-mail, mídias sociais ou em programas com seleção musical total do ouvinte. Os ouvintes também conseguem interagir com o locutor durante a programação musical, porém sem participação ao vivo.

As ações promocionais também fazem parte da marca registrada da emissora que realiza sorteios exclusivos com o apoio de parceiros, além de blitz educativas e em diversos estabelecimentos comerciais.